top of page

Saúde Escolar

«A escola ocupa um lugar central na ideia de saúde. Aí aprendemos a configurar as ‘peças’ do conhecimento e do comportamento que irão permitir estabelecer relações de qualidade. Adquirimos, ou não, ‘equipamento’ para compreender e contribuir para estilos de vida mais saudáveis, tanto no plano pessoal como ambiental, serviços de saúde mais sensíveis às necessidades dos cidadãos e melhor utilizados por estes».
 

(Constantino Sakellarides. in Rede Europeia e Portuguesa de Escolas Promotoras de Saúde. 1999)

O projeto da saúde escolar resulta do trabalho de uma equipa multidisciplinar, que integra representantes, tanto da área da educação como da área da saúde. Deste modo é possível conceber um Projeto de Educação para a Saúde com linguagens e interesses comuns, sustentado e articulado, sendo, também, o principal motor do programa Educação Sexual. Esta metodologia permite estabelecer uma situação de compromisso e corresponsabilização em que serviços de educação e de saúde desenvolvem um plano de ação conjunto. Há que conciliar esforços e articular intenções. Pretende-se criar um Agrupamento de referência em termos de Educação para a Saúde, um autêntico Agrupamento promotor de saúde.

Neste contexto, propõe-se uma abordagem pedagógica sistemática de temas ligados à saúde em contexto curricular, promovendo a responsabilidade individual e comunitária no que concerne à saúde e desenvolvendo nos alunos competências que lhes permitam tomar decisões conscientes e informadas, fazer opções responsáveis e adotar estilos de vida saudáveis. É também indispensável providenciar, nos diversos estabelecimentos de ensino, ambientes seguros e saudáveis, disponibilizar ofertas equilibradas e, ainda, facilitar o desenvolvimento de relações humanas saudáveis entre os diversos agentes da comunidade educativa.

Este Projeto de Educação para a Saúde, enquanto instrumento de trabalho integrador das preocupações da escola e da comunidade, incorpora todas as atividades educativas que concorrem para a promoção e educação para a saúde, as estratégias adotadas permitirão, assim, criar sinergias com o ambiente social, assegurar respostas adequadas às necessidades e aos problemas diagnosticados, através do desenvolvimento do currículo de educação para a saúde fomentando, neste sentido, a participação de parceiros técnicos e dos outros setores da comunidade no desenvolvimento dos princípios das escolas promotoras da saúde.

Visite-nos

Agrupamento de Escolas Miguel Torga
Rua Miguel Torga 5300-037
Tel: 273 381 467 / 936 569 235

Fax: 273 381 079
Email: aemt01@esmt.mail.pt

 

Centro Escolar Santa Maria

Tel: 273 332 015

  •  Promover a responsabilidade individual e comunitária no que concerne à saúde e desenvolver nos alunos competências que lhes permitam tomar decisões conscientes e informadas, fazer opções responsáveis e adotar estilos de vida saudáveis;

 

 

  •  Promover a Saúde Oral desde o Pré - Escolar – Projeto Sorrir Branquinho.

Estratégias do PES
bottom of page